Diário de bordo matemático!

Uma opção de estudo, é como defino este diário de bordo matemático. E porque chamo de diário de bordo? Bom, primeiro vamos ao significado: diário = é algo que escrevemos, como foi meu dia, minha vida, enfim, meninas gostam disso, pode também ser usado como técnica para "acalmar" a ansiedade das crianças (meninas e meninos), enfim, bordo = lembra navio, então, viajar, matemática = estudo de cálculos. Juntando tudo dou o significado de "escrevendo sobre meus estudos matemáticos". Confuso? Não! É simples, esta técnica é para alcançar alguns níveis dos alunos nas aulas de matemática como:
- Aumentar o nível de concentração nas aulas de matemática;
- Facilitar o estudo para futuras avaliações;
- Interdisciplinariedade (redação e português);
- Resolução de exercícios;
- Prática das normas da ABNT (pelo menos o básico).

Este diário tem as seguintes etapas;
- Capa;
- Folha de rosto;
- Desenvolvimento;
- Notas do aluno;
- Notas do professor;
- Conclusão;
- Bibliografia.

#Capa e Folha de rosto
É onde o aluno colocará informações inerentes ao trabalho (Título, nome da escola, nome, cidade, ano)

#Desenvolvimento
Esta é a minha parte favorita e como o próprio nome diz, é o desenvolvimento do trabalho. É onde o aluno irá descrever a aula ministrada pelo professor. Por exemplo:
--> Aula n° 01 - Produtos notáveis
Hoje a professora iniciou a aula com um exemplo de multiplicação entre duas somas algébricas, nela ela demonstrou como faço para multiplicar cada membro da adição, por exemplo...

Claro que depois que ele fizer a demonstração, o intuito é que o aluno coloque mais exemplos, criando, copiando de livros, enfim, tudo que possa facilitar a sua demonstração do que viu em sala de aula. Com isso o aluno não terá "tempo" para conversas, distrações, etc.

#Notas do aluno
Neste espaço o aluno poderá dar dicas de resolução de exercícios, dicas para as aulas de matemática, tudo que ele quiser e puder com respeito poder escrever para que o professor leia no momento da correção.

#Notas do professor
É onde o professor terá o seu espaço para respostas e sugestões para o aluno.

#Conclusão
É onde o aluno concluirá o trabalho colocando o que achou de tudo que viu durante as aulas.

#Bibliografia
O aluno poderá colocar neste espaço sites consultados, livros, blog's e afins.

O diário de bordo tem o intuito de ser bimestral, somar-se a nota das avaliações e também a interdisciplinariedade com as matéria de português e redação, onde os professores em conjunto poderão dar notas de ortografia, contextualidade, etc.

Gosto desta ideia para outras disciplinas também, cada um a sua maneira mas é válido e acredito que com isso o aluno se empenhará cada vez mais em prestar atenção nas aulas e escrever, o que para alguns alunos é ótima técnica para "gravar" o que se viu em sala, outros já não precisam disto porque apenas ouvir é suficiente, mas não é regra.

Espero que adotem esta ideia!
Abraços,
Prof. Danubia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polígonos no concreto