Centena, dezena e unidade

Oi pessoal,
bom dia,

Fui procurada por algumas professoras, para que as ajudassem a explicar para crianças de 2º e 3º ano (Fund I) como abordar o assunto centena, dezena e unidade, mas vale para qualquer idade até o 5º ano.
Bom, primeiramente eu diria que o ideal é trabalhar com o concreto. Palitos de sorvete e tampinhas de garrafas são ótimas neste sentido. Vou usar como exemplo os palitos de sorvete, então eis o material a ser utilizado.

- 100 palitos (tampinhas de garrafa)
- 10 pedaços de papel em formato de retângulo menor (10 cm) escrito: 1 dezena.
- 1 pedaço de papel em formato de retângulo maior (100 cm) escrito: 1 centena.

Dinâmica:
Coloque os alunos em um grande grupo em formato de U.
Partimos do básico, ou seja, juntando  10 pequenos montes com 10 palitos em cada. Depois dou nome para os montes, então cada monte possui 10 palitos sendo chamado então de 1 dezena (nessa hora você pode explicar que aquele monte tem um nome e o nome chama-se "1 dezena" - é neste momento que você coloca o pedaço de papel escrito "1 dezena").
Depois que for colocado os demais papéis em cada monte de 10 palitos, você pode recordar quantas unidades possuem em cada monte de 1 dezena, para que eles fixem.
Então, daqui em diante é uma coisa mais que gradual, ou seja, você pode então, juntar as informações e dizer que 10 dezenas formam 1 centena. Os alunos muitas vezes ficarão confusos, mas agora é hora de colocar a cabeça deles para funcionar e questioná-los da seguinte forma: "Se você possui 10 montes com 10 palitos em cada e eu chamei estes 10 montes de 1 centena, você pode me dizer então que possui quantos palitos ao todo?" A resposta deve ser unânime, "100" .... Então é o momento ideal para finalizar a aula com uma última explicação (ou se precisar de mais retornar ao início) até porque neste momento os que não entenderam terão oportunidade de acompanhar o raciocínio.

O material dourado é muito bom, porém nem sempre os alunos sentem-se a vontade, mas também é legal! Gosto de usar. Temos também o ábaco que utiliza uma cor diferente para simbolizar cada unidade de medida, então uma cor para centena, uma para dezena e uma unidade.

Então é isso, espero ter ajudado.
Bjos... e até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto