O dominó

Você conhece o dominó?
Sim... este “antigo” jogo...
Pesquisando em sites na internet, descobri que este jogo surgiu na China, e sua criação é atribuída a um santo soldado chinês chamado Hung Ming, que viveu de 243 a.C. a 182 a.C. O conjunto tradicional de dominós, conhecido como sino-europeu, é formado por 28 peças, ou pedras. Cada face retangular de dominó é divida em duas partes quadradas, ou "pontas", que são marcadas por um número de pontos de 0 a 6, ou deixadas em branco. Um jogo de dominós é equivalente a um baralho de cartas ou jogo de dados, que podem ser jogados em uma diversidade indeterminada de maneiras.
Assim como todo jogo, existem regras e pontos em cada “naipe” de cada pedra. O mais importante é que o dominó estimula a concentração, raciocínio, estratégia, curiosidade, pensamento da criança.
Hoje existem vários encartes complementares nos livros de matemática que estimulam os jogos de dominó com operações, ou seja, trocamos as faces do dominó comum por contas simples envolvendo as quatro operações ou até mesmo a tabuada, que faz com a que criança desenvolva mais habilidades em contas simples.
Estimule seu filho(a) a jogar dominó, este jogo apesar do tempo que tem serve para todas as idades.

Abraços,


Professora Danubia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto