PROFISSÃO: PROFESSOR. MISSÃO: EDUCADOR


Você sabe quando surgiu esta profissão de professor?

A história de professores começou no Brasil em 1549 onde surgiu então a primeira escola do Brasil, em Salvador, e foi fundada por um grupo de jesuítas.

Foi este mesmo grupo que fundou também a segunda escola brasileira, em 1554, em São Paulo onde a data marca também a fundação da cidade.

Na cartilha do professor constava ensinar a ler, escrever, fazer cálculos de matemática e aprender a doutrina católica.

No colégio em SP, Padre Anchieta foi quem ensinou latim aos índios, e aprendeu o tupi-guarani com eles.

Em 1595, em Coimbra, publicou “Arte da Gramática da língua mais falada na costa do Brasil”.

Estamos na semana de comemoração em todo o Brasil, ao dia dos professores, o dia 15 de Outubro, mas você sabe como que isso surgiu?

A resposta vem do Brasil Imperial, em 15 de outubro de 1827, foi o dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, feito pelo Pedro I, o então Imperador do Brasil que baixou um decreto onde deveria ser criado o Ensino Elementar no Brasil.

Este decreto trazia para todas as cidades, vilas e lugarejos que tivessem escolas chamada de “primeiras letras”.

Nesta então descentralização do ensino, foram determinados os salários dos professores, matérias básicas e como os professores deveriam ser contratados.

No seu artigo 1° esta lei então determinava que o ensino seria dividido entre meninos e meninas, ou seja, para os meninos a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e noções mais gerais de geometria prática.

Para as meninas, e aí sem embasamento pedagógico as noções de geometria foram excluídas e deveriam então aprender as prendas (costuras, bordados, cozinhar, lavar, passar, etc).

Após 120 anos de existência do decreto, ou seja, em 1947, um professor paulista, sugeriu transformar esta data em um feriado nacional e iniciou a tradição de homenagear os professores, tendo em vista que o período letivo era muito longo no segundo semestre escolar (Junho a Dezembro), com um intervalo de apenas 10 dias de férias.

Cansados, um pequeno grupo de quatro educadores, liderado por Samuel Becker, teve a ideia de organizar um dia de folga para amenizar esta estafa, o dia também serviria para analisar os rumos do tempo restante do ano letivo.

O professor Becker organizou um encontro neste dia o que ganhou uma grande participação de outros professores e alunos que e acabaram levando comes e bebes para comemorar e confraternizar.

A ideia era então manter este dia de folga todos os anos que viriam, em sinal de comemoração ao dia dos professores.

Como este evento ganhou uma grande repercussão o professor Becker ficou famoso por declamar a frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. Somente após 16 anos esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar, em 14 de outubro de 1963.

O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

O ofício de ser professor como a maioria das profissões é de ser herdeiro de práticas e saberes que vêm de diferentes épocas.

Não existe melhor época para descrever os novos saberes dos professores de maneira geral.

Estamos em uma pandemia que se perdura acerca de 30 semanas, e de fato este é um ano atípico do qual até a comemoração do dia dos professores deverá ser diferente!

Em anos anteriores não era difícil de encontrar estudantes se organizando para realizar a festa de homenagem ao dia dos professores, e tudo “escondido”. Mas vocês sabem como é festa surpresa em que os estudantes organizam [risos]...

Correria para cá, sobe e desce com figurinos para lá, as crianças imitando os professores, achando algum “tique”, perguntando como era na sua época de escola, enfim, tudo com o objetivo de reproduzir e mostrar o quanto sabem sobre seus professores.

Imitar, consultando o dicionário Houaiss, significa: “reproduzir ou tentar reproduzir fielmente (o que já existe ou suas características) ”

Professor, significa: “pessoa que ensina uma arte, uma ciência, uma técnica, uma disciplina, docente”

Missão: “incumbência, encargo, dever a cumprir, obrigação”

Agora junta tudo em uma só pessoa. O professor tem esse superpoder, influenciar futuras gerações a serem ser humanos melhores e claro superá-los de certa forma.

Por isso que precisamos ter a consciência do quão importante é ser professor, porque estamos influenciando e as vezes algumas influências não são boas. Precisamos compreender e entender que é uma missão e não apenas uma profissão.

Mas voltando para os novos saberes docentes, percebemos que não poderia ter ficado mais claro de que eles deveriam buscar novos saberes como nesta época.

Aprender a trabalhar com plataformas digitais, gravar vídeos, perceber que tem “tiques”, editar, criar, reproduzir, conduzir o conhecimento até os estudantes de maneiras significativas e que de fato sejam absorvidos como o esperado.

Penso que não teve época tão “abrupta” como esta, para que os professores se rendessem a novas trajetórias de ensino que antes muitas vezes eram negligenciadas.

Antes tínhamos o desafio de lecionar em sala de aula presencial um mesmo conteúdo para cerca de 30 estudantes com pensamentos e limitações diferentes.

Agora, temos esse mesmo desafio, mas de maneira virtual, (você consegue perceber o tamanho dessa missão?) onde vários estudantes continuam com pensamentos e limitações diferentes e ainda com algumas dificuldades com a parte tecnológica.

É triste pensar que alguns não estão tendo acesso aos conteúdos do corrente ano ou ainda apenas folhas de atividades onde precisam ligar o botão do “te vira” mas não conseguem se quer achar este botão para ligar.

O saldo sempre será positivo do ponto de vista de novos saberes docentes a serem desenvolvidos em sala de aula, presenciamos muitas limitações sendo superadas, muitos novos saberes sendo desenvolvidos, e isso não vai parar!

Mas de uma coisa eu tenho certeza, o professor vestiu a capa de super-herói e conseguiu desempenhar a sua missão.

Conviver com constantes mudanças no âmbito escolar nos faz estudar sempre, trazer novos conhecimentos para dentro da sala de aula, seja virtual ou não.

Neste momento em que estamos vivendo ficou mais nítido o quanto o professor precisa se profissionalizar sempre.

Aquele método que sempre usei, joga ele fora, não serve mais!

Por isso a demanda aumentou e precisamos então remodelar as práticas pedagógicas em sala de aula.

Com isso, não tenho mais palavras para demonstrar a você educador o quão importante sua profissão e missão é árdua para ser desempenhada neste país, para o mundo.

Eu vou ficando por aqui,

Quero deixar aqui o fraterno abraço de gratidão por todos os professores que passaram por minha vida, aos meus colegas e amigos de profissão que como eu disse, é mais do que uma profissão, é uma missão.

E não se esqueçam, vocês serão imitados! Pensem nisso!

Feliz dia dos professores – 15 outubro de 2020

Abraços,

Professora Danubia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto