Polígonos no concreto

Na semana que passou, finalizei um conteúdo em sala de aula com duas turmas de 4 ano que tenho em uma escola na cidade de Palmas-TO, chamado polígonos. 
É ainda um pouco difícil para alguns alunos entenderem o conceito de polígonos, então sugeri que eles realizassem um trabalho em sala de aula com palitos de fósforo. 
Um utensílio bem simples mas que proporciona a dimensão exata de polígonos, pois como posso dobrar um palito de fósforo para juntar duas partes dele sem que ele se quebre? Impossível! Portanto eis aí o que deixei que eles observassem sozinhos, e conseguiram.
Quer outro exemplo? Como vou criar um polígono em forma de quadrado com 5 palitos? Impossível! Portanto eis mais um conceito de polígonos, ele não possui palitos ao meio em forma diagonal.
No concreto eles construíram passo a passo várias figuras que foi colocado como desafio, como triângulo com 6 palitos, retângulo com 8 palitos, e muito mais!
Sinto-me agradecida à Deus por poder proporcionar à estas crianças tamanha possibilidade de entender no concreto a matemática que fica muitas vezes no papel.
Sem contar que eles produziram mais um pouco de material para o scrapbook, mas isto vale um outro post! Faço isso logo, logo.


Acesse também: facebook.com/clinicadamatematica
Abraços.
Professora Danubia.


Comentários

  1. Olá, quanto a escrita, você pediu que registrassem as características dos polígonos representados?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!