A FAMÍLIA E A ESCOLA NO ENSINO REMOTO
Estamos
presenciando uma situação mundial de isolamento social que perdura a 25 semanas
e que parece não acabar nunca mais. Durante este período nossas relações
sociais se limitaram a apenas nossa família e de fato tivemos a oportunidade de
conhecer mais os membros da nossa casa.
Não
saberei quando você estará lendo este texto então o que posso lhe dizer é que
estamos no ano de 2020 em plena pandemia de um vírus que se iniciou na China em
meados de novembro e dezembro de 2019 e que chegou ao nosso país, o Brasil, em
fevereiro de 2020 e em março do referido ano o país parou e o isolamento social
foi decretado como medida de contenção do vírus....
O
isolamento social colocou a escola dentro da nossa casa, professores tiveram
que aprender técnicas de filmagem, iluminação, imagem, edição e a usar
plataformas digitais. Pais se transformaram em auxiliadores natos e mais do que
isso, precisaram aprender a ensinar para estabelecer uma continuidade nos
estudos dos filhos além de alguns também trabalharem de forma remota.
O
mundo não esperava por nada disso, mas cobra de nós um acompanhamento em tempo
real de todas as mudanças repentinas e ainda superá-las de forma
inovadora.
Mas
será que nossas crianças, jovens e adolescentes poderão superar todo esse
período? Será que nossos próximos dias serão de mais desafios? Como aprender a
matemática através do ensino remoto? Como a família poderá ajudar neste
processo que vai além de uma relação comercial?
Entender
um pouco mais da tarefa de casa que seus filhos fazem, a quantidade, de
exercícios, o assunto, relembrar coisas que você já não tinha ideia que ainda
existiam mais, tenho certeza que você se viu nessa situação durante esta
pandemia. Por outro lado, você percebe professores, [que eu sinceramente daria
um troféu], demonstrando um nível de superação, de perseverança e ainda de
muita persistência para que tudo aconteça como o esperado.
Mas,
isso não acontece muitas vezes de forma saudável. O cachorro late, o filho tira
sua atenção, o carteiro aparece, alguém grita, a internet trava, o áudio não
sai, enfim, acho que isso você também já presenciou.
Bom,
de fato o isolamento social colocou a escola dentro da nossa casa, professores
tiveram que aprender técnicas de filmagem, imagem, edição e a usar plataformas
digitais.
Pais
se transformaram em auxiliadores natos e mais do que isso, precisaram aprender
a ensinar algumas coisas para estabelecer uma continuidade nos estudos dos
filhos e ainda continuar o seu trabalho de forma remota.
O
estudante se viu perdido, não sabe por onde começar, uma hora ele olha o
cronograma, depois ele observa que já tem um vídeo para assistir e ainda lembra
que tem uma atividade on-line para responder, e por fim, acaba percebendo que
deixou tudo de lado e está conversando com o colega por mensagem eletrônica.
Fica exausto só de pensar!
Mas
será que nossas crianças, jovens e adolescentes poderão superar todo esse
período?
Será
que estão aprendendo matemática através do ensino remoto?
Como
a família poderá ajudar nesta relação escola x família?
Bom....
Sim, é possível
que você esteja aprendendo matemática de forma remota, e sim seu filho está absorvendo
os conteúdos e por fim, sim, eles superarão este desafio, mas com um, porém...
Com a ajuda da
família....
Estamos falando
de crianças, adolescentes e jovens que estão na tenra idade, e que absorvem
informações de maneira surreal. Os professores continuam seguindo com seus
cronogramas e se desdobrando para que o conteúdo seja ministrado, a família
ajuda quando pode acompanhar de perto o processo de aprendizagem.
Cada um com a
sua parcela de participação, mas não confunda algumas coisas, uma delas é
resolver tudo pelo seu (ua) filho (a), realmente crianças menores precisam de
um acompanhamento mais intensivo, mas as maiores já podem assumir o compromisso
com este processo, até para que a carga não fique pesada para os pais.
Se na sua casa
não dá para deixar de ficar de olho, então, nesse caso a minha sugestão é que
você organize a sua rotina de home office com as aulas do seu filho (a) de
maneira que possa supervisionar o que ele (a) está fazendo.
E siga o fluxo
de maneira suave de forma que não prejudique sua relação familiar.
Lembre-se que a
responsabilidade de estudar é de quem está matriculado na escola, e se você
encucar isso na cabeça de seus filhos desde cedo, dificilmente se perderão pelo
caminho...
Como professora
o que percebo é que muitos pais tomam para si essa responsabilidade, por
qualquer fator que seja, se é porque tem outros menores na casa que precisem de
atenção ou porque precisa agilizar o processo para cumprir outra tarefa, e esta
é uma zona perigosa porque a criança cresce em uma perspectiva de que sempre
outra pessoa é quem deve resolver os seus problemas, e para os pais a carga
fica bem pesada.
Quer um
exemplo?
Quando nossos
filhos são pequenos, nós arrumamos a mochila, colocamos o lanche, pegamos a
agenda, dizemos o que eles precisam fazer de tarefa de casa, e isso não é o
problema, o problema está em pensarmos que esta situação precisa acontecer para
sempre.
O importante é
quando você percebe que o (a) seu (ua) filho (a) já consegue entender que é ele
(ela) quem deve pegar a agenda e é ele (ela) quem deve verificar qual é a
tarefa de casa e providenciar o livro, o caderno para poder realizar a
atividade e com isso eu costumo dizer que você já avançou de fase neste jogo,
porque as atividades do dia, do mês, do ano vão fluir naturalmente, e aí com
08/10 anos eles estarão independentes e serão capazes de trazer a
responsabilidade para si quanto aos estudos.
Então pais, aprender,
com certeza os estudantes que estão empenhados em não parar, estão aprendendo
neste momento de pandemia, talvez prejuízos acontecerão e aconteceriam mesmo se
estivéssemos presencialmente, mas a matemática até certo ponto não ficará
prejudicada.
O ensino da
matemática teve uma roupagem nova neste momento de pandemia, professores se
reinventaram, saíram da zona de conforto, e não só professores de matemática,
mas todos.
Muitos dos
recursos que já eram utilizados em sala de aula, como vídeos, aplicativos,
sites, jogos, foram potencializados. A matemática ficou com um saldo positivo
nesta pandemia.
E esse mundo de
possibilidades está na palma das mãos dos estudantes e que podem ser acessados
a qualquer hora do dia ou da noite, basta apenas de fato, o empenho da parte
deles e da família com o incentivo correto.
Então alunos,
não desistam! Busquem o conhecimento! Ele está mais acessível do que vocês
possam pensar. Vocês são responsáveis pelos seus próprios conhecimentos. Se não
há desafios, não há mudanças.
Bom o que eu
tinha para hoje era isso, espero que você tenha me acompanhado até aqui, e
deixe nos comentários o que você achou do conteúdo e do que você gostaria que a
gente comentasse por aqui.
Até mais!
Professora
Danubia.
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