A FAMÍLIA E A ESCOLA NO ENSINO REMOTO

Estamos presenciando uma situação mundial de isolamento social que perdura a 25 semanas e que parece não acabar nunca mais. Durante este período nossas relações sociais se limitaram a apenas nossa família e de fato tivemos a oportunidade de conhecer mais os membros da nossa casa.

Não saberei quando você estará lendo este texto então o que posso lhe dizer é que estamos no ano de 2020 em plena pandemia de um vírus que se iniciou na China em meados de novembro e dezembro de 2019 e que chegou ao nosso país, o Brasil, em fevereiro de 2020 e em março do referido ano o país parou e o isolamento social foi decretado como medida de contenção do vírus....

O isolamento social colocou a escola dentro da nossa casa, professores tiveram que aprender técnicas de filmagem, iluminação, imagem, edição e a usar plataformas digitais. Pais se transformaram em auxiliadores natos e mais do que isso, precisaram aprender a ensinar para estabelecer uma continuidade nos estudos dos filhos além de alguns também trabalharem de forma remota.

O mundo não esperava por nada disso, mas cobra de nós um acompanhamento em tempo real de todas as mudanças repentinas e ainda superá-las de forma inovadora. 

Mas será que nossas crianças, jovens e adolescentes poderão superar todo esse período? Será que nossos próximos dias serão de mais desafios? Como aprender a matemática através do ensino remoto? Como a família poderá ajudar neste processo que vai além de uma relação comercial?

Entender um pouco mais da tarefa de casa que seus filhos fazem, a quantidade, de exercícios, o assunto, relembrar coisas que você já não tinha ideia que ainda existiam mais, tenho certeza que você se viu nessa situação durante esta pandemia. Por outro lado, você percebe professores, [que eu sinceramente daria um troféu], demonstrando um nível de superação, de perseverança e ainda de muita persistência para que tudo aconteça como o esperado.

Mas, isso não acontece muitas vezes de forma saudável. O cachorro late, o filho tira sua atenção, o carteiro aparece, alguém grita, a internet trava, o áudio não sai, enfim, acho que isso você também já presenciou.

Bom, de fato o isolamento social colocou a escola dentro da nossa casa, professores tiveram que aprender técnicas de filmagem, imagem, edição e a usar plataformas digitais.

Pais se transformaram em auxiliadores natos e mais do que isso, precisaram aprender a ensinar algumas coisas para estabelecer uma continuidade nos estudos dos filhos e ainda continuar o seu trabalho de forma remota.

O estudante se viu perdido, não sabe por onde começar, uma hora ele olha o cronograma, depois ele observa que já tem um vídeo para assistir e ainda lembra que tem uma atividade on-line para responder, e por fim, acaba percebendo que deixou tudo de lado e está conversando com o colega por mensagem eletrônica. Fica exausto só de pensar!

Mas será que nossas crianças, jovens e adolescentes poderão superar todo esse período?

Será que estão aprendendo matemática através do ensino remoto?

Como a família poderá ajudar nesta relação escola x família?

Bom....

Sim, é possível que você esteja aprendendo matemática de forma remota, e sim seu filho está absorvendo os conteúdos e por fim, sim, eles superarão este desafio, mas com um, porém...

Com a ajuda da família....

Estamos falando de crianças, adolescentes e jovens que estão na tenra idade, e que absorvem informações de maneira surreal. Os professores continuam seguindo com seus cronogramas e se desdobrando para que o conteúdo seja ministrado, a família ajuda quando pode acompanhar de perto o processo de aprendizagem.

Cada um com a sua parcela de participação, mas não confunda algumas coisas, uma delas é resolver tudo pelo seu (ua) filho (a), realmente crianças menores precisam de um acompanhamento mais intensivo, mas as maiores já podem assumir o compromisso com este processo, até para que a carga não fique pesada para os pais.

Se na sua casa não dá para deixar de ficar de olho, então, nesse caso a minha sugestão é que você organize a sua rotina de home office com as aulas do seu filho (a) de maneira que possa supervisionar o que ele (a) está fazendo.

E siga o fluxo de maneira suave de forma que não prejudique sua relação familiar.

Lembre-se que a responsabilidade de estudar é de quem está matriculado na escola, e se você encucar isso na cabeça de seus filhos desde cedo, dificilmente se perderão pelo caminho...

Como professora o que percebo é que muitos pais tomam para si essa responsabilidade, por qualquer fator que seja, se é porque tem outros menores na casa que precisem de atenção ou porque precisa agilizar o processo para cumprir outra tarefa, e esta é uma zona perigosa porque a criança cresce em uma perspectiva de que sempre outra pessoa é quem deve resolver os seus problemas, e para os pais a carga fica bem pesada.

Quer um exemplo?

Quando nossos filhos são pequenos, nós arrumamos a mochila, colocamos o lanche, pegamos a agenda, dizemos o que eles precisam fazer de tarefa de casa, e isso não é o problema, o problema está em pensarmos que esta situação precisa acontecer para sempre.

O importante é quando você percebe que o (a) seu (ua) filho (a) já consegue entender que é ele (ela) quem deve pegar a agenda e é ele (ela) quem deve verificar qual é a tarefa de casa e providenciar o livro, o caderno para poder realizar a atividade e com isso eu costumo dizer que você já avançou de fase neste jogo, porque as atividades do dia, do mês, do ano vão fluir naturalmente, e aí com 08/10 anos eles estarão independentes e serão capazes de trazer a responsabilidade para si quanto aos estudos.

Então pais, aprender, com certeza os estudantes que estão empenhados em não parar, estão aprendendo neste momento de pandemia, talvez prejuízos acontecerão e aconteceriam mesmo se estivéssemos presencialmente, mas a matemática até certo ponto não ficará prejudicada.

O ensino da matemática teve uma roupagem nova neste momento de pandemia, professores se reinventaram, saíram da zona de conforto, e não só professores de matemática, mas todos.

Muitos dos recursos que já eram utilizados em sala de aula, como vídeos, aplicativos, sites, jogos, foram potencializados. A matemática ficou com um saldo positivo nesta pandemia.

E esse mundo de possibilidades está na palma das mãos dos estudantes e que podem ser acessados a qualquer hora do dia ou da noite, basta apenas de fato, o empenho da parte deles e da família com o incentivo correto.

Então alunos, não desistam! Busquem o conhecimento! Ele está mais acessível do que vocês possam pensar. Vocês são responsáveis pelos seus próprios conhecimentos. Se não há desafios, não há mudanças.

Bom o que eu tinha para hoje era isso, espero que você tenha me acompanhado até aqui, e deixe nos comentários o que você achou do conteúdo e do que você gostaria que a gente comentasse por aqui.

Até mais!

Professora Danubia.


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