10 dicas de como criar a sua rotina de estudos.



Quer algumas dicas para criar uma rotina de estudo? Acompanhe e lembre-se que são apenas algumas, se você quiser compartilhar as suas, sou todo ouvidos.

#Dica 1: Procure um lugar calmo.
Seja um ambiente em casa ou fora, como uma biblioteca, são excelentes opções para realizar as suas tarefas. Sem som, sem pessoas por perto, sem bagunça! Este é um local ideal para seus estudos. Principalmente para matemática! Eu não consigo entender como algumas pessoas pensam que conseguem entender cálculos matemáticos com conversa, som, barulho, etc..

#Dica 2: Não perca tempo! 
Elabore fichas, resumos. É ótima a ideia de preparar resumos a cada matéria trabalhada pelo professor em sala de aula. Você organiza as partes principais de cada assunto e escreve, seja no papel, no tablet, no computador, em qualquer lugar em que possa se achar depois, com isso você já está estudando e antes das provas revisa apenas as fichas!

#Dica 3: Não odeie as matérias!
Pare de perguntar: Porque eu tenho que aprender isso? Onde vou usar aquilo?
Eu te respondo: PARA O VESTIBULAR! Da educação infantil até o vestibular há um longo caminho, e tudo será usado! Então cabe somente a você SABER! 

#Dica 4: Compre uma squeeze!
É fundamental ter sempre sua "garrafinha" de água nas mãos! Água faz muito bem para o corpo, além de ser comprovado que oxigena o cérebro, aumentando o nível de concentração. E se for um local quente como Palmas, precisamos de muita hidratação!


#Dica 5: Utilize a internet ao seu favor!
Lógico que não podemos deixar de dar uma olhadinha nas nossas redes sociais! Mas faça isso de maneira inteligente! Como? Só a noite, é um exemplo, ou seja radical, somente aos sábados, ou até mesmo nunca mais! Heheheheh.... Depende do seu objetivo. Use a internet para ver vídeo aulas, textos, noticiário porque sempre cai em matérias como redação e português, enfim, ao favor dos seus estudos.

#Dica 6: Descanse!
Isso mesmo! Corpo e mente precisam descansar! Seja jogando bola, fazendo uma atividade física, mas é necessário descansar, tirar o soninho da beleza após o almoço! E deve estar sendo mencionado no seu plano de estudo.

#Dica 7: Monte seu horário de estudo.
Pode ser em uma cartolina. Coloque horário para levantar, ir a escola, almoçar, descansar e revisar as matérias em casa, e CUMPRA! Você não tem horários de aulas na escola? Então porque não ter em casa? Lembre-se que um plano de estudo só é válido quando é estabelecido e executado. Eu criei uma rotina para meus filhos (1 de 3 anos e outra de 7 meses) porque acredito nela, sei que ela vai ajudá-los a serem mais organizados e a terem uma vida escolar melhor.

#Dica 8: Alterne as matérias.
Quando for elaborar seu plano de estudo (horário) alterne entre matérias exatas e humanas para não ficar cansativo.

#Dica 9: Compre uma agenda e marcadores coloridos.
É fundamental ter uma agenda! Você não pode confiar só na sua mente. Ainda mais quando temos uma grade curricular extensa. Anote tudo o que você fez e o que não fez também. Isso mesmo! Já orientei meus alunos a anotarem que "não tem tarefa" na frente do nome da disciplina que tiveram na escola do que perderem tempo procurando pra ver o que foi dado pelo professor em sala de aula para daí peceberem que não tem nada para fazer, rs, até chegar no final já perderam muito tempo! Rs...

#Dica 10: Não tenha preguiça!
A preguiça é inimiga dos estudos. Ninguém nasce sabendo ou com intimidade com algumas disciplinas então se você ainda tem além da resistência, a preguiça, você nunca alcançará bons resultados.

Fiquem na paz e com o objetivo de criar a sua rotina,
Boa sorte,

Abraços,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto