Jogos fáceis para ensinar matemática

Selecionei alguns jogos fáceis para se fazer para ajudá-los na sala de aula. Eu amei! Já usei alguns outros não, mais o importante é conhecer bem a turma antes de aplicar o melhor jogo. E boa sorte!!! Abraços,

Batalha Dupla
Cada aluno retira duas cartas de um baralho tradicional. Elas devem ser somadas ou subtraídas, conforme a orientação do professor. Quem tiver o maior resultado ganha a carta do colega. Vence o jogo quem tiver mais pontos, somados no final da competição.

Atrás da Orelha
O jogo tem dois jogadores e um juiz. Os jogadores retiram uma carta do baralho, sem ver qual é o seu número. A carta deve ser colocada atrás da orelha para que apenas o outro jogador veja seu número. Cabe ao juiz dizer qual o resultado da soma ou da subtração das duas cartas. Para vencer, o jogador vê a carta do colega e precisa raciocinar para descobrir qual é a sua. 


Zazak
Este jogo é muito legal para trabalhar a tabuada. Coloca-se 3 jogadores sendo 2 competidores e 1 juiz. Com um baralho simples, retira-se as cartas de figura (valete, dama, rei, ás) e as cartas 10. Embaralha as cartas e vira uma carta, esta carta vai determinar qual tabuada será trabalhada. Cada aluno deve pegar uma carta do monte e não deve visualizá-las, ao comando do professor eles devem virar a carta na altura da orelha para que o colega veja. O juiz deve avaliar se a multiplicação da carta que está na mesa com a carta que o colega está na orelha está correta após cada um falar o resultado, e marcar o ponto para quem acertar. Ganha quem obtiver o maior número de pontos. 

Torre de Hanói
Jogo milenar que utiliza um tabuleiro de madeira, com pequenas torres e aros de diversos tamanhos. Para vencer o desafio - que pode ser o tempo gasto para colocar aros em determina ordem nas torres - o aluno faz estimativas e raciocina sobre múltiplos, potências e equações. O jogo serve também para organizar o pensamento.


Corrida Algébrica
Na corrida algébrica, o aluno vai avançar com seu pino no tabuleiro depois de descobrir qual é o resultado de uma equação. O próprio aluno pode escolher que valor deseja atribuir á variável, de forma a conseguir o resultado maior.


Tangran
O jogo tem várias peças, com tamanhos variados. O aluno estuda área, polígono, perímetro e até frações. Pode montar figuras com o tangran.


Abraços,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto