Alguns motivos para estudar matemática

Quando falamos em matemática, uma sombra desce sobre a cabeça das pessoas que escutam e logo se ouve “é muito difícil” ou “não gosto”. Mas eu costumo dizer que é porque você não quer aprender, isso mesmo, não quer! A frase seguinte seria; Professora, mas eu acho muito difícil e não sei nem para onde vai! Olha só, lamento por você, porque a atividade mental mais prazerosa que se pode ter na vida é a matemática.
Quando eu era criança, meu pai sempre tentava me incentivar a estudar trazendo livros, revistas, gibis e claro a maravilhosa matemática com jogos, livros e mais livros, mas eu nunca conseguia, pelo menos com ele não, somos iguais e dizem que dois bicudos não se beijam e assim era na minha casa, uma completa agonia. Com o passar dos anos isso não mudou, veio a faculdade, depois outra e em todas elas eu preferia me virar sozinha, mas confesso que quando o “bicho pegava” corria para ele ( ele também é professor de matemática). E talvez seja isso que o seu filho (a) sente quando você tenta ajudá-lo. Tenho muitos alunos pré-adolescentes e adolescentes e digo que quase todos eles quando pedem a minha ajuda já logo falam: “professora, vamos direto ao ponto!” e é isso que nossa geração pede, “ir direto ao ponto”, para os pais que atendo, costumo dizer que o nosso mal é a “ansiedade”.
Aquele incentivo que meu pai fez comigo não foi em vão, apesar de que minha ansiedade fosse sempre pelo “mais”, e isso é normal, você pode achar que o que faz pelo seu filho não é o suficiente, e sinto lhe dizer que realmente não é, ele sempre quer o “mais”.  
Mas não desanime! Em sala de aula não é diferente não, os alunos pedem pelo “mais”, mais aulas dinâmicas, mais aulas simples e mais diretos. E aprendi a ser assim, direta ao ponto, afinal a minha geração pede isso e somo mais de 6 anos com eles.
Então vamos direto ao ponto? Porque estudar matemática, eis alguns motivos “diretos” ...
Com a matemática você vai;
- saber quantidades simples do nosso conviver em sociedade como calcular a quantidade de carne que você precisa comprar para o seu churrasco de domingo. Ah! Aposto que você gostou dessa conversa.
- desenvolver estratégias financeiras, qual é mais vantajoso à vista ou a prazo, e aí você descobre que muitas vezes o à vista nem sempre compensa.
- prazer dos desafios, sempre queremos vencer nossos desafiantes, aí é que incendeia o espírito competidor, tira-nos do comodismo, do sedentarismo mental.
- prescrever uma medicação quando você for médico.
- jogar o banco imobiliário, batalha naval, jogo da memória, pois é, são exemplos de jogos simples que desenvolvem noções matemáticas, como o dinheiro, o raciocínio, estratégia para vencer e a concentração.
- não há um caminho apenas para resolver cálculos, então isso ajudará a te dar diversos caminhos para uma mesma operação, cria-se uma autonomia de pensamento muito grande e com isso metodologias diferentes e individuais.
- o raciocínio é estimulado, a matemática é uma poderosa arma para aprender a raciocinar melhor e mais rápido.
- Por exigir mais do nosso cérebro, a matemática não é realmente para preguiçosos. Crianças, adolescentes e adultos, percebem que somente alcançarão a resposta correta quem realmente se empenhar e ESTUDAR!
Estudar é simples, é rotina, é a chave para muitas portas. Incentive seu filho a estudar, plante a semente hoje e com certeza não será em vão no amanhã. E a maior e melhor prova disso é o exemplo. Leia, estude perto do seu filho, crianças copiam o que fazemos e a maior forma de ensinar é MOSTRAR FAZENDO.
Abraços,

Prof.ª Danubia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto