Dicas de como realizar a tarefa de casa com seu filho

A tarefa de casa é o complemento da aula que o professor leciona, portanto deve ser realizada sim com muito empenho pelo aluno com a ajuda da família, e isso vale para todas as séries, iniciando pela educação infantil.

Acompanhe comigo algumas dicas elaboradas por mim com base em alguns textos que li na internet e também juntando a vivência que tenho de sala de aula, que julgo necessária para que você possa ajudar seu filho na hora das tarefas de casa. Vamos lá!

#crie a rotina de estudos do seu filho (a): monte uma direção para a vida de seu filho (a), dê a ele horários, muitas vezes crianças com 5 anos já possuem o senso crítico apurado e você vai escutar "mamãe vamos fazer a tarefa?". Isso geralmente acontece porque ele já está se sentindo ocioso e lembra-se da tarefinha, da escola, e por aí vai. Se você ouvir isso, aproveite! Crie a rotina do seu filho (a) imediatamente, porque com isso ele irá saber o que fazer, quando fazer, e para ele esse processo será natural quanto beber água quando está com sede. Mas não espere ouvir, faça!

#se interesse: pergunte ao seu filho (a) se há tarefa de casa, caso a afirmação seja positiva, com a rotina estabelecida ele já saberá a hora correta de fazê-la. 

#organize o local de estudos: o ambiente para estudar deve ser climatizado, com boa iluminação, longe de atrativos, ou seja, um ambiente favorável.

#desligue: desligue seu filho (a) do "mundo" quando estiver fazendo a tarefa de casa, desligue som, televisão, celular, enfim, tudo que aumente a distração e a concentração no que está fazendo.

#postura: não deixe que seu filho (a) fique esparramado no sofá para realizar a tarefa de casa, o local ideal é em uma mesa, com cadeira, sentado, que você já deve ter preparado especialmente para isso.

#disposição: se o seu filho (a) estuda no período da manhã, após a refeição, com certeza estará com sono, pois levantou cedo. Nada impede que você deixe ele tirar um pequeno sono, mas sono este que não pode durar a tarde toda, porque se não a rotina estabelecida lá no início vai literalmente por água abaixo, portanto, na rotina se você quiser incluir a hora do descanso, fica perfeito, porque ele saberá que deve cumprir com o que está escrito. Mas o importante é que esteja realmente em condições para realizar a tarefa, independente do turno que estude.

#separar o material: já deixe separado todo o material a ser utilizado pelo seu filho, para evitar perda de tempo ao procurar a borracha, o lápis, o caderno, e assim por diante. Mais para frente está ação será automática.

#incentive-o a procurar sozinho: esse ítem é fundamental, não dê respostas prontas ao seu filho, a tarefa de casa serve para complementar o trabalho realizado pelo professor em sala, portanto deve ser feito com empenho pelo aluno. Deixe seu filho procurar construir seu conhecimento sozinho, sem dar respostas prontas.

#não sabe, não fale: desde que você estudou muita coisa mudou, então caso seu filho o procure para pedir ajuda, se você não sabe, não fale, peça que ele tire a dúvida com o professor, e se possível escreva na agenda um recadinho para ele, explicando.

#dê atenção: se o seu filho (a) é do tipo que não faz se você não estiver por perto, paciência, fique! Tente tirar este costume aos poucos e conforme ele for amadurecendo por si só ele vai pedir que você saia, mas vale muito "ir saindo" de fininho e dê atenção quando solicitado, mas dê!

#hora de brincar: inclua na rotina a hora de descanso, seja ela brincando ou não, mas faça isso somente após a conclusão da tarefa, nunca permita que seja no meio.

#hora do lanche: sim! Pausa para o lanche, nunca deixe que seu filho (a) se alimente enquanto faz as tarefas, diminui a concentração e há riscos de acidentes.

#respeite prazos: priorize as tarefas de seu filho (a) e os prazos a serem apresentados ao professor, você é o espelho de seu filho, se ele o vê priorizando coisas supérfluas, ele com certeza fará o mesmo, salvo acontecimentos inéditos, neste caso, converse com o professor.

#revise: sim, revise a tarefa que seu filho (a) executou, e isso não é feio porque ele já é grande, mas além de você estar demonstrando que se importa com ele estará completando o item citado sobre dar atenção, se você não se lembra do conteúdo, lembre-se de olhar prestando atenção se a criança não escreveu palavras aleatórias, isso pode acontecer.

#verifique se o professor fez a correção: este item é super importante, verifique se o professor fez a correção da tarefa de casa do seu filho (a), isso completa o processo e motiva a criança ao saber se acertou ou não, para sempre buscar mais conhecimento.

Do mais, sempre participe da vida escolar do seu filho (a), a escola ajuda a transmitir o conhecimento do seu filho (a), a educação fica por sua conta!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto