Liderança por mentoreamento
Fonte de pesquisa :http://soulider.blogspot.com.br/2012/05/desmistificando-lideranca-mentoreamento.html
https://docs.google.com/document/d/1abMuhYi43n1KRgUL0f3diBjk4YUH3HDOsVpjUYLu_yM/mobilebasic?pli=1
Olá pessoas,
Quando eu
recebi o desafio de pesquisar sobre mentoreamento, eu sinceramente não sabia como
ser uma professora mentora. Em administração trabalhamos muito com liderança, mas
pode-se dizer que liderar pessoas, uma equipe, é uma tarefa um tanto quanto
difícil, e já adultas, o que é mais difícil ainda. Tinha algumas ideias, mas
nada realmente que tenha estudado seria voltado como educadora. E é aí que
vemos o quanto somos imaturos em vários assuntos. A diferença disso tudo é que
hoje podemos pesquisar e estudar sempre um pouco mais a cada dia. Vamos começar
com o significado do termo mentor.
Significado
de Mentor
s.m.
Indivíduo experiente que guia (dá conselhos) uma outra pessoa; guia ou mestre.
P.ext. Indivíduo que direciona, desenvolve, produz ou cria projetos, ideias, obras etc.
Mentor Intelectual. Pessoa responsável pelo desenvolvimento e/ou idealização de algo cuja prática influência os comportamentos de uma outra pessoa.
P.ext. Indivíduo que direciona, desenvolve, produz ou cria projetos, ideias, obras etc.
Mentor Intelectual. Pessoa responsável pelo desenvolvimento e/ou idealização de algo cuja prática influência os comportamentos de uma outra pessoa.
Então ser uma
pessoa responsável pelo desenvolvimento de outra, mas de forma que influencie o
comportamento dela em busca de um objetivo. Puxa! Então sou mentora! Sinto
dizer que não! É isso mesmo, não! E agora explico por que. O mentor, no caso o
professor, ele direciona o desenvolvimento de outra pessoa, no caso o aluno, mostrando
o caminho a ser percorrido, mas de forma que o próprio aluno se desenvolva, que
seja atendido as necessidades pessoais dele e ainda em formato de prestar
contas ao mentor. Confuso? Não.
Quando somos
professores, somos detentores de conhecimento e que precisamos repassá-los aos
nossos alunos. A forma como isso acontece é que a chave. No mentoreamento, o
professor tem a autoridade, ele faz mudanças radicais, quando necessário, há
uma prestação de contas, os verdadeiros professores mentores precisam dar
suporte com firmeza e autoridade de conhecimento aos seus alunos. A autoridade
não significa hipocrisia, altivez, soberba, mas aí já é um assunto para um
próximo post. “A soberba precede a
ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Pv. 16:18).
Bom, sabe onde erro? Quando insisto em querer que os alunos aprendam junto comigo, e isso é errado, preciso apenas direcioná-los e eles caminham sozinhos, ainda não consigo me desprender disto, mas insisto em querer isso, e é o que me motiva a cada dia busca um novo projeto de aulas.
Bom, sabe onde erro? Quando insisto em querer que os alunos aprendam junto comigo, e isso é errado, preciso apenas direcioná-los e eles caminham sozinhos, ainda não consigo me desprender disto, mas insisto em querer isso, e é o que me motiva a cada dia busca um novo projeto de aulas.
O professor
mentor por sua vez é interessado também no desenvolvimento do aluno, como ele
chegará lá, se ele realmente obteve um nível de aprendizagem adequado e o que
ele precisa mudar, caso não tenha alcançado.
No livro de
Salomão, no seu primeiro capítulo, versículo 5 descreve: “O sábio ouvirá e crescerá em
conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos”. A verdadeira autoridade só se concretiza debaixo
de uma outra autoridade superior. E é nisso que devemos focar como professores,
formar autoridades debaixo da nossa autoridade. É mostrar para o aluno que ele
pode saber sim de equações do 1° grau e buscar conhecer uma do 2° grau por
conta própria e apenas tirar suas dúvidas com o mentor, e a partir do momento
que isto acontece você elimina as suas fraquezas, de ter que buscar o
conhecimento, isso é papel do professor mentor, o líder apenas lhe fornecerá a
equação do 1° grau e caso você não consiga executar a do 2° grau, ele
responderá: “Sim, mas você já sabe do 1° grau”.
O professor
mentor aponta os equívocos dos alunos, enquanto que o professor líder apenas
destaca o que ele faz corretamente, como disse o Dr. Mike Murdok. “O seu amigo se sente confortável com o
seu passado, mas seu mentor olha o seu futuro. Seu melhor amigo ignora as suas
fraquezas, seu mentor as elimina. O seu amigo é o seu líder de torcida, mas o
mentor é o técnico. Seu melhor amigo destaca o que você fez corretamente, mas
seu mentor destaca o que você fez equivocadamente para que possa ser
aprimorado.”
Eis algumas dicas que utilizo em sala;
#dica 1: não
entregue tudo mastigado para seu aluno. Exercite nele a vontade de pesquisar.
Peça que ele vá atrás das respostas.
#dica 2: Atice
a curiosidade de seu aluno, seja com uma pergunta “desafio”, uma charada, uma
pesquisa, qualquer coisa que o incentive a querer saber a resposta.
#dica 3:
Promova debates, eles são ótimos para que os alunos sintam vontade de dizer o
que pensam e debater sobre o que os outros discordam.
#dica 4: Nas
suas aulas, é interessante colocar uma pergunta na lousa, qualquer uma mesmo, e
deixar que os alunos tentem entender o que você quer dizer com aquilo, eles
ficam curiosos ao saber o que você está pensando. Responda apenas: “Na próxima
aula, respondo a vocês!” Muitos, mais muitos mesmo copiarão e com certeza chegarão
no outro dia com a resposta.
#dica 5:
Nunca, mas nunca mesmo, duvide que seu aluno pode saber mais que você, você
mentor, aprende com ele também, seu aluno terá você como apoio mas isso não
significa que não possa ir além de você, portanto, esteja preparado para este
dia chegar, porque quando chegar você acaba de formar novos mentores!
Espero que tenha agregado conhecimento a sua vida profissional, seja um professor mentor, dê a oportunidade a seus alunos de irem em busca de um “mais”.
Abraços,
Prof. ª
Danubia.
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