Liderança por mentoreamento

Fonte de pesquisa :http://soulider.blogspot.com.br/2012/05/desmistificando-lideranca-mentoreamento.html

https://docs.google.com/document/d/1abMuhYi43n1KRgUL0f3diBjk4YUH3HDOsVpjUYLu_yM/mobilebasic?pli=1 


Olá pessoas,
Quando eu recebi o desafio de pesquisar sobre mentoreamento, eu sinceramente não sabia como ser uma professora mentora. Em administração trabalhamos muito com liderança, mas pode-se dizer que liderar pessoas, uma equipe, é uma tarefa um tanto quanto difícil, e já adultas, o que é mais difícil ainda. Tinha algumas ideias, mas nada realmente que tenha estudado seria voltado como educadora. E é aí que vemos o quanto somos imaturos em vários assuntos. A diferença disso tudo é que hoje podemos pesquisar e estudar sempre um pouco mais a cada dia. Vamos começar com o significado do termo mentor.
Significado de Mentor
s.m. Indivíduo experiente que guia (dá conselhos) uma outra pessoa; guia ou mestre.
P.ext. Indivíduo que direciona, desenvolve, produz ou cria projetos, ideias, obras etc.
Mentor Intelectual. Pessoa responsável pelo desenvolvimento e/ou idealização de algo cuja prática influência os comportamentos de uma outra pessoa.
Então ser uma pessoa responsável pelo desenvolvimento de outra, mas de forma que influencie o comportamento dela em busca de um objetivo. Puxa! Então sou mentora! Sinto dizer que não! É isso mesmo, não! E agora explico por que. O mentor, no caso o professor, ele direciona o desenvolvimento de outra pessoa, no caso o aluno, mostrando o caminho a ser percorrido, mas de forma que o próprio aluno se desenvolva, que seja atendido as necessidades pessoais dele e ainda em formato de prestar contas ao mentor. Confuso? Não.
Quando somos professores, somos detentores de conhecimento e que precisamos repassá-los aos nossos alunos. A forma como isso acontece é que a chave. No mentoreamento, o professor tem a autoridade, ele faz mudanças radicais, quando necessário, há uma prestação de contas, os verdadeiros professores mentores precisam dar suporte com firmeza e autoridade de conhecimento aos seus alunos. A autoridade não significa hipocrisia, altivez, soberba, mas aí já é um assunto para um próximo post. “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.” (Pv. 16:18).
Bom, sabe onde erro? Quando insisto em querer que os alunos aprendam junto comigo, e isso é errado, preciso apenas direcioná-los e eles caminham sozinhos, ainda não consigo me desprender disto, mas insisto em querer isso, e é o que me motiva a cada dia busca um novo projeto de aulas.
O professor mentor por sua vez é interessado também no desenvolvimento do aluno, como ele chegará lá, se ele realmente obteve um nível de aprendizagem adequado e o que ele precisa mudar, caso não tenha alcançado.  
No livro de Salomão, no seu primeiro capítulo, versículo 5 descreve: “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos”. A verdadeira autoridade só se concretiza debaixo de uma outra autoridade superior. E é nisso que devemos focar como professores, formar autoridades debaixo da nossa autoridade. É mostrar para o aluno que ele pode saber sim de equações do 1° grau e buscar conhecer uma do 2° grau por conta própria e apenas tirar suas dúvidas com o mentor, e a partir do momento que isto acontece você elimina as suas fraquezas, de ter que buscar o conhecimento, isso é papel do professor mentor, o líder apenas lhe fornecerá a equação do 1° grau e caso você não consiga executar a do 2° grau, ele responderá: “Sim, mas você já sabe do 1° grau”.
O professor mentor aponta os equívocos dos alunos, enquanto que o professor líder apenas destaca o que ele faz corretamente, como disse o Dr. Mike Murdok. “O seu amigo se sente confortável com o seu passado, mas seu mentor olha o seu futuro. Seu melhor amigo ignora as suas fraquezas, seu mentor as elimina. O seu amigo é o seu líder de torcida, mas o mentor é o técnico. Seu melhor amigo destaca o que você fez corretamente, mas seu mentor destaca o que você fez equivocadamente para que possa ser aprimorado.”

Eis algumas dicas que utilizo em sala;

#dica 1: não entregue tudo mastigado para seu aluno. Exercite nele a vontade de pesquisar. Peça que ele vá atrás das respostas.

#dica 2: Atice a curiosidade de seu aluno, seja com uma pergunta “desafio”, uma charada, uma pesquisa, qualquer coisa que o incentive a querer saber a resposta.

#dica 3: Promova debates, eles são ótimos para que os alunos sintam vontade de dizer o que pensam e debater sobre o que os outros discordam.

#dica 4: Nas suas aulas, é interessante colocar uma pergunta na lousa, qualquer uma mesmo, e deixar que os alunos tentem entender o que você quer dizer com aquilo, eles ficam curiosos ao saber o que você está pensando. Responda apenas: “Na próxima aula, respondo a vocês!” Muitos, mais muitos mesmo copiarão e com certeza chegarão no outro dia com a resposta.

#dica 5: Nunca, mas nunca mesmo, duvide que seu aluno pode saber mais que você, você mentor, aprende com ele também, seu aluno terá você como apoio mas isso não significa que não possa ir além de você, portanto, esteja preparado para este dia chegar, porque quando chegar você acaba de formar novos mentores!

Espero que tenha agregado conhecimento a sua vida profissional, seja um professor mentor, dê a oportunidade a seus alunos de irem em busca de um “mais”.
Abraços,

Prof. ª Danubia.

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