Técnicas de estudo

Criar uma rotina de estudos às vezes não é muito fácil, mas tem que ser prática além de ser necessária, mas agora em um segundo estágio, após criar sua rotina de estudos, você deve exercer algumas técnicas de estudo, e para isso elaborei algumas técnicas que já vivenciei e também já usei para estudar, e claro uso ainda. 

#dica 1, elaborar resumos: Para elaborar resumos, primeiro você lê o texto ou tema que está estudando, depois você vai escrever o seu resumo em forma de palavras chaves, com o tema base que está estudando e colocar tópicos com significados importantes, datas, entre outras informações que você julgue necessário. Eu uso algumas setas, funciona muito bem, porque se for no caso alguma apresentação, aula, palestra, ao olhar as setas já vem na cabeça o assunto todo.

#dica 2, realizar fichas de temas importantes: Você pode somente elaborar algumas fichas e construir um varal de ideias, ou seja, você vai separar por temas em que deve focar seus estudos e também usar a dica 1 para elaborar seus resumos nas fichas, mas aqui tem mais a finalidade visual, como você escreveu e montou seu varal separando por temas, logo se lembrará do que estudou e assim estará estudando novamente. Coloquei duas fotos do varal.

#dica 3, Ler novamente: Você vai reler aquilo que está estudando. Aqui você não faz resumo, apenas lê novamente. Eu particularmente sou mais escrita, ou seja, eu aprendo mais quando leio e escrevo e leio novamente, aí sim. Você fica mais a vontade nesta dica, aí acontece que para alguns não funciona muito bem, porque acaba esquecendo, geralmente alunos com alguns transtornos essa dica não vale.

#dica 4, Grifar, sublinhar, marcar: A medida que vai lendo você grifa as partes mais importantes do texto, faz caixa de mensagens, rabisca, enfim, você faz aquilo que melhor acha que precisa fazer para lembrar depois. Sugiro uma releitura nesta dica, usar as cores para identificar temas também é muito interessante e se encaixa perfeitamente nesta dica.

#dica 5, Realizar simulados: Aqui você coleta sugestões de avaliações e as resolve. É interessante que você tenha o gabarito para conferir depois. Caso resolva e não acerte a resposta, sugiro que esteja refazendo ou se mesmo assim não conseguir, procure um profissional para tirar suas dúvidas, mas nunca fique sem saber a resposta correta.

#dica 6, Estudar sempre: É fundamental que sempre estude um pouco por dia, isso também faz relação com a rotina de estudos, onde coloco que é para você montar o seu cronograma de matérias a serem estudadas por dia, distribuir um pouco por dia é muito melhor que estudar na véspera da prova de uma só vez. O processo de ensino-aprendizagem se completa quando você estuda com o professor em sala e revisa em casa. Com certeza você já vai com suas dúvidas no outro dia para tirá-las.

Cada pessoa tem um estilo de estudo, então como são dicas, não é padrão para todos os tipos de pessoas. Escolha um tipo em que mais lhe ajuda, esse é o fator, você tem que sentir que o que você escolheu para estudar, dará resultado.

Abraços,
Professora Danubia.


Figura 1: O "varal". Figura 2: As "fichas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de bordo matemático!

Polígonos no concreto